‘Morning Shed’: explicamos a trend de skincare que prevê passos excessivos à noite para uma manhã prática (2024)

O ritual de beleza noturno faz parte da vida de muitas pessoas que gostam da sensação de cuidar da pele antes de dormir. Normalmente, esse momento é de puro bem-estar e focado em alguns passos básicos, como limpeza e hidratação. Mas o que acontece quando esse ritual se torna intenso demais? Nas redes sociais, o Morning Shed virou uma tendência que vem dividindo opiniões.

A moda consiste em um ritual noturno com diversos passos, como limpeza profunda e super hidratação - normalmente misturando mais do que um tipo de hidratante, sérum ou ácido. Às vezes, o uso de máscaras faciais e adesivos nos lábios também fazem parte do ritual. No dia seguinte, é hora de retirar tudo: o chamado Morning Shed, pensado para facilitar a rotina da manhã.

Leia também

Rebeca Andrade: “A maquiagem me dá confiança nas competições"

5 motivos para fazer reconstrução capilar

De acordo com aqueles que fazem o Morning Shed, ele é o responsável por um glow especial na pele ao acordar. A frase que permeia todo esse movimento de beleza é: “Quanto mais feia você dorme, mais bonita você acorda”. Mas será que isso realmente funciona?

“Nessa tendência são utilizados produtos em grandes quantidades e de forma exagerada, em especial máscaras faciais e pomadas reparadoras cujos principais componentes têm características lipofílicas [gordurosas]. A princípio, não são produtos potencialmente irritativos. A questão é que o exagero e a característica oclusiva dessas substâncias gordurosas”, começa a dermatologista Flávia Brasileiro.

“Precisamos pensar o que realmente penetra na pele, já que, nesse caso, há uma saturação muito grande. E é claro que a oclusão pode levar a algumas irritações de pele. Além disso, em peles mais sensíveis, essa rotina pode aumentar ou causar acne”, continua ela.

Quais cuidados tomar antes de pensar em fazer o Morning Shed?

A dermatologista Claudia Marçal explica que, para além da obstrução de glândulas sebáceas, outro ponto de atenção é na mistura de ativos e até mesmo de marcas. “Quando muitos produtos de marcas diferentes, com ativos e PHs distintos, são misturados, há mais riscos de irritação de pele. Estamos falando de quadros de alergias, dermatites, vermelhidão, coceira e até de inchaço no rosto. Isso ocorre porque são produtos que, na verdade, não foram orientados para aquele tipo de paciente, que muitas vezes tem uma pele sensível, seborreica, atópica, acneica ou seca, ou ainda alguma comorbidade associada.”

Por esse motivo, é essencial procurar um dermatologista de confiança antes de fazer misturas ou testar rotinas de skincare mais intensas. “A orientação médica é essencial na escolha do skincare. As escolhas de ativos e veículos são pensadas de acordo com a idade, característica de pele ou qualquer necessidade específica, de forma individualizada, personalizada. Não é possível definir, em apenas um produto, o atendimento a todo e qualquer paciente”, diz Brasileiro, que conta que o Morning Shed pode ser benéfico em peles mais maduras, desde que com acompanhamento profissional.

“Salvo o exagero, o uso de substâncias mais carregadas em ômegas pode ser interessante para uma pele madura, o que já não se aplica para uma pele jovem acneica”, informa.

+ Beleza: Vanessa Lopes fala sobre acne e autoestima: ‘Quero me mostrar sem filtros porque a realidade é o que nós temos de mais humano’

Qual é a rotina de skincare noturna ideal?

A rotina noturna é, normalmente, aquela feita com mais calma e a escolhida para focar em produtos que vão além da higienização e hidratação, sendo o momento ideal para tratar desordens da pele, como o melasma, que pode exigir o uso de ácidos e despigmentantes.

Flávia Brasileiro conta que a limpeza da pele é uma das etapas principais do cuidado com a pele durante a noite. “É muito importante fazer uma limpeza efetiva à noite, normalmente combinando um sabonete de limpeza sensível e delicado, que não retira a barreira de ceramidas, e uma loção micelar para uma limpeza aprofundada. Caso a pessoa esteja com maquiagem à prova d’água, é interessante a tripla limpeza, quando, antes da lavagem, é usado um tônico ou uma loção demaquilante oleosa bifásica”, fala.

Em seguida, é hora de uma hidratação que acalme e tenha uma ação antioxidante ou anti-inflamatória. Por fim, um ácido que gere renovação celular e estimule o colágeno. “O principal ácido da nossa rotina de skincare é o ácido retinóico, que possui os melhores efeitos, mas deve ser orientado de maneira correta para que não haja sensibilização da pele do paciente”, diz a dermatologista.

Como turbinar a skincare noturna de maneira segura?

Claudia Marçal explica que, para intensificar os cuidados, o peeling enzimático e as máscaras de hidratação são boas opções. “Hoje nós temos várias máscaras interessantes, tanto para as peles secas, como oleosas, sensíveis e com acne. Podemos deixar durante vinte minutos o produto e, em seguida, retirar com calma. Além disso, esse ritual proporciona bem-estar.”

Os hidratantes ‘Skin Foods’ também são boas opções, já que possuem uma quantidade importante de antioxidantes de origem natural ou produzidos biotecnologicamente em laboratórios. Ela também destaca as águas termais, conhecidas também como águas dermatológicas.

+ Beleza: 10 ativos de skincare mais populares de 2024: o que são e como usá-los

“As águas dermatológicas devem ser manipuladas e enriquecidas com substâncias que se deseja para aquela pele, como extratos botânicos, antioxidantes, óleos terapêuticos, peptídeos, substâncias estimuladoras do ácido hialurônico ou o próprio ácido hialurônico com pesos moleculares diferentes”, explica Marçal.

Por fim, ela fala sobre os gadgets, que estão se tornando cada vez mais populares entre as influenciadoras de beleza, em especial as máscaras com LED. “Elas podem ser usadas diariamente ou pelo menos três vezes por semana. Para peles mais oleosas, o LED azul. Para peles mais sensíveis, a máscara de LED LLLT (Low-Level Laser Therapy) com a coloração vermelha e aplicada por 15 minutos. Depois disso, já se prepare para o uso dos cremes recomendados dermatologicamente”, finaliza.

‘Morning Shed’: explicamos a trend de skincare que prevê passos excessivos à noite para uma manhã prática (2024)
Top Articles
Latest Posts
Recommended Articles
Article information

Author: Kieth Sipes

Last Updated:

Views: 5359

Rating: 4.7 / 5 (67 voted)

Reviews: 82% of readers found this page helpful

Author information

Name: Kieth Sipes

Birthday: 2001-04-14

Address: Suite 492 62479 Champlin Loop, South Catrice, MS 57271

Phone: +9663362133320

Job: District Sales Analyst

Hobby: Digital arts, Dance, Ghost hunting, Worldbuilding, Kayaking, Table tennis, 3D printing

Introduction: My name is Kieth Sipes, I am a zany, rich, courageous, powerful, faithful, jolly, excited person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.